O anticongelante no refrigerante executa três tarefas muito importantes: evita que o refrigerante congele durante o tempo frio, aumenta a temperatura de ebulição do refrigerante para evitar superaquecimento durante o clima quente e combate a corrosão.
Além de verificar o nível do líquido de refrigeração periodicamente para garantir que ele não esteja baixo (o que geralmente indica um vazamento), a resistência e a condição do anticongelante também devem ser verificadas. A maioria dos fabricantes de veículos recomenda uma mistura 50/50 de água e anticongelante para congelamento normal e proteção contra fervura. Até uma mistura 70/30 de anticongelante e água pode ser usada para maximizar a proteção contra congelamento, mas concentrações mais altas não devem ser usadas porque o anticongelante não resfria tão efetivamente quanto a água. A Até 30/70 de mistura de anticongelante e água pode ser usada em climas quentes para melhorar a eficiência do resfriamento. Água direta ou anticongelante direto nunca devem ser usados no sistema de refrigeração de um veículo.
Determinar a condição do líquido de arrefecimento é um pouco mais difícil, porque as aparências por si só podem enganar. Se o líquido de arrefecimento for marrom e descolorido, obviamente está muito atrasado para uma mudança. Mas mesmo que ainda seja verde, laranja ou amarelo, não há como saber quanta proteção anticorrosiva ainda existe no líquido de arrefecimento sem medir sua "alcalinidade de reserva". Isso pode ser feito com tiras de teste tratadas quimicamente que fornecem uma indicação ruim ou ruim por alterações de cor.
Se o sistema de refrigeração estiver baixo e precisar de líquido de refrigeração adicional, certifique-se de usar o tipo correto de líquido de refrigeração ou um tipo compatível com o líquido de refrigeração que já está no sistema.
A maioria dos fabricantes de veículos recomenda a troca do líquido de arrefecimento verde a cada dois a três anos ou 50.000 km para reabastecer os inibidores de corrosão no anticongelante. Os refrigerantes laranja e amarelos de vida mais longa têm uma vida útil recomendada de 5 anos ou acima dos150.000 km. Se o sistema de refrigeração estiver sujo, use um enxágue para remover a ferrugem e a incrustação.
A partir de 1996, os novos veículos da General Motors foram preenchidos de fábrica com um novo refrigerante de 5 anos e 150.000 km de longa vida chamado "Dex-Cool". O líquido de refrigeração é tingido de laranja para diferenciá-lo do anticongelante comum. Se estiver misturado com o líquido de arrefecimento comum, os inibidores de corrosão podem reagir reduzindo a proteção contra corrosão à do líquido de arrefecimento normal (2 a 3 anos ou 50.000 km).
Os anticongelantes de longa duração no mercado de reposição também podem ser usados em veículos mais antigos para estender o intervalo de troca de líquido de arrefecimento para cinco anos ou 150.000 km.
Para os ambientalmente conscientes, você também pode obter anticongelante à base de propilenoglicol. A principal diferença é que é menos tóxico do que o anticongelante comum de etileno glicol (reduz o risco de envenenamento acidental se o sistema de refrigeração vazar e um animal ingeri-lo).
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