O fluido de transmissão automática raramente é trocado para manutenção preventiva, mas geralmente é a causa de falha prematura da transmissão. Considerando o custo da substituição de uma transmissão, o custo de trocar o fluido e o filtro periodicamente é bastante vantajoso.
A maioria dos manuais do proprietário do veículo não especifica um intervalo de troca para o fluido de transmissão automática, a menos que o veículo seja usado para rebocar. Os fabricantes de veículos dizem que seus fluidos podem subir mais de 160 mil quilômetros em condições normais de direção. No entanto, a maioria dos especialistas em transmissão afirma que trocas regulares de fluido e filtro de transmissão a cada 50.000 a 80.000 km podem prolongar significativamente a vida útil de uma transmissão automática.
Se a sua transmissão tem muitos km(digamos 100.000 ou mais) e o fluido nunca foi trocado, provavelmente é melhor NÃO trocar o fluido. Por quê? Como a troca do fluido pode afrouxar os depósitos acumulados de verniz que podem causar a aderência das válvulas de controle no corpo da válvula.
O nível do fluido de transmissão deve ser verificado periodicamente. Na maioria dos veículos, isso deve ser feito depois que o veículo for conduzido e o fluido estiver quente. A vareta é então lida enquanto o motor está em marcha lenta e a transmissão está parada.
NOTA: Alguns modelos de veículos recentes não possuem uma vareta medidora de nível para verificar o nível de fluido dentro da transmissão. Pode haver um bujão de enchimento na própria transmissão que pode ser removido para verificar o nível do fluido.
Se o nível estiver baixo, deve-se adicionar fluido para elevar gradualmente o nível até a marca máxima, mas não enche demais (o que pode causar a aeração e a espuma do fluido). Se a transmissão estiver vazando fluido da junta do prato ou do selo traseiro, essas peças não serão difíceis ou caras de substituir.
Muito importante! Certifique-se de obter o tipo correto de fluido para sua transmissão. Consulte o manual do proprietário ou as marcas na vareta medidora de nível em caso de dúvida. Usar o fluido errado pode causar problemas de transmissão e possível falha na transmissão!
Cuidado com "fedor rosa", o odor queimado que indica problemas em uma transmissão automática.
Na próxima vez que você verificar o nível do fluido de forma automática, sinta o cheiro do fluido no final da vareta. Se cheira a torrada queimada e / ou tem uma aparência marrom descolorida, o fluido cozinhou a si próprio e não é mais capaz de fornecer lubrificação adequada à transmissão. Se você tiver sorte, pode ter percebido o problema antes que danos sérios tenham sido causados - mas, na maioria das vezes, quando o fluido frito é descoberto, a transmissão também é torrada.
Comparado ao óleo de motor, o ATF vive muito fácil. Não há fuligem, gasolina ou condensação do combustível de combustão para contaminar o fluido. Os únicos contaminantes físicos com os quais o fluido deve lidar são partículas que desgastam as placas de atrito, as engrenagens e os rolamentos dentro da transmissão. A maioria das transmissões possui algum tipo de filtro interno para manter o fluido limpo. Alguns fazem um bom trabalho, mas outros não. A maioria das transmissões asiáticas possui apenas um filtro de plástico ou metal que pode capturar apenas pedaços maiores de detritos. O resto circula com o fluido e acelera o desgaste. Trocar o fluido é a única maneira de se livrar desses contaminantes.
O calor é a principal preocupação do ATF. As transmissões automáticas criam muito atrito, e o atrito produz calor. O fluido está constantemente agitando dentro do conversor de torque e sendo bombeado através de orifícios de medição e circuitos hidráulicos. Toda vez que a transmissão muda de marcha, os pacotes de embreagem geram ainda mais calor que deve ser levado pelo fluido. Quanto maior a carga na transmissão, mais calor ela gera e mais quente fica o fluido.
A maioria dos ATF pode suportar temperaturas operacionais normais de cerca de 100 graus Celsius por dezenas de milhares de quilômetros. Mas se a temperatura do fluido subir acima de 110 graus Celsius, o fluido começa a se decompor rapidamente. Acima de 230 graus, a vida do fluido é medida em centenas, e não milhares de quilômetros. E acima de 250 graus, o fluido pode se autodestruir em 20 a 30 minutos!
O ATF contém ingredientes para melhorar sua estabilidade à oxidação, além de outros aditivos para reduzir a formação de espuma e inibir a corrosão. Com o tempo, os aditivos de proteção também podem quebrar, fazendo com que as propriedades de lubrificação e a viscosidade do fluido mudem para pior. É por isso que a quebra de fluidos é a principal causa de problemas e falhas operacionais da transmissão.
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