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Dicas de manutenção - Filtro de ar do motor, filtro de cabine e filtro de combustível.


FILTRO DE AR DO MOTOR

O filtro de ar mantém a sujeira fora do motor, portanto sua vida útil depende do ambiente operacional. Os intervalos de substituição recomendados pela fábrica para os filtros de ar do motor são de 40.000 a 60.000 KM. No entanto, os motoristas que dirigem muito em estradas rurais empoeiradas podem precisar de um novo filtro a cada dois meses. Tudo depende da rapidez com que o filtro fica sujo.

Para garantir um ajuste adequado, compare o filtro antigo com o novo para garantir que eles tenham a mesma altura e tamanho. Se o filtro não encaixar corretamente, o ar não filtrado pode vazar por ele.


FILTRO DE AR ​​DA CABINE

Outro filtro de ar em muitos veículos mais novos é o filtro de ar da cabine: Este filtro limpa o ar que entra no compartimento de passageiros. Geralmente está localizado atrás do porta-luvas ou sob um painel na base do pára-brisa, na parte de traz da área do compartimento do motor.

O filtro de ar da cabine limpa o ar antes de entrar na unidade de climatização e no compartimento de passageiros. A vida útil do filtro depende de sua construção (somente poeira ou poeira e odor) e condições de operação. Os filtros somente para poeira devem ser trocados a cada dois anos ou 40.000 km. Os filtros absorventes de odor devem ser substituídos anualmente ou a cada 20.000 km. Alterações mais frequentes podem ser necessárias, dependendo das condições de operação.





FILTRO DE COMBUSTÍVEL

Para operação confiável do motor e desempenho do sistema de combustível, um suprimento limpo de combustível é absolutamente essencial. O filtro de combustível é a principal linha de defesa do sistema de combustível contra sujeira, detritos e pequenas partículas de ferrugem que caem do interior do tanque de combustível. Se não estiverem presos pelo filtro, esses contaminantes podem conectar orifícios de medição de combustível em um carburador ou impedir que as válvulas se assentem. Nos motores com injeção de combustível, os resíduos de combustível podem entupir as telas de entrada do injetor e fazer com que o injetor fique sem combustível. E se os detritos entrarem no injetor, ele poderá desgastar ou travar a válvula e a sede.


Nos motores a diesel, o combustível limpo é ainda mais importante devido às tolerâncias extremamente rigorosas dentro da bomba de injeção. O filtro também separa a água do combustível para proteger os injetores e a bomba da corrosão.

A maioria dos modelos de veículos com motores a gasolina possui filtros de combustível "vitalícios", localizados dentro do tanque de combustível com a bomba de combustível. Não há intervalo de serviço recomendado para esses tipos de filtros de combustível.

Veículos com motores a diesel, no entanto, possuem um filtro em linha e / ou separador de combustível / água. A maioria tem um intervalo de serviço recomendado de 30.000 a 50.000 km.


Veículos mais antigos com motores a gasolina que possuem um filtro de combustível em linha normalmente têm um intervalo de serviço recomendado de 60.000 a 100.000 km.


NOTA: A substituição de um filtro em linha por acoplamentos de trava rápida requer uma ferramenta especial para liberar os acoplamentos. Tentar separar as linhas de combustível do filtro danificará as linhas.

Para manter os injetores de combustível, o acelerador e o coletor de admissão limpos, e para reduzir o acúmulo de depósitos de carbono nas válvulas de admissão, pistões e dentro da câmara de combustão, use uma gasolina de nível superior ou adicione uma garrafa de limpador do sistema de combustível a seu tanque de combustível a cada 5000 km. Produtos de limpeza especiais e aditivos de combustível podem ser usados ​​para remover os depósitos de carbono existentes (siga as instruções no produto para saber como usar o limpador.



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