A manutenção preventiva do carro é uma despesa necessária para manter o veículo em boas condições de funcionamento. Seguindo as recomendações de manutenção programada no manual do proprietário, a verificação regular dos níveis de fluido e a troca periódica de fluidos e filtros podem minimizar os riscos de avarias e prolongar a vida útil do motor, transmissão, sistema de refrigeração e freios. Portanto, se você estiver dirigindo um veículo "com problemas de manutenção", precisará prestar mais atenção aos seus fluidos e filtros.
ÓLEO DO MOTOR
Vamos começar com um dos fluidos mais importantes de todos: óleo de motor. Ele não apenas lubrifica o motor, mas também esfria, limpa e protege. Mas o petróleo em si não pode fazer todos esses trabalhos sem ajuda. Quase meio litro de vários aditivos são adicionados ao litro típico de óleo para melhorar a capacidade do óleo de resistir ao calor, fricção, oxidação e contaminação.
Dirigir em viagens curtas é especialmente difícil para o óleo, porque o motor nunca aquece o suficiente para ferver a umidade que se acumula dentro do cárter. A umidade provém dos gases de combustão que escoam pelos anéis do pistão (quanto mais antigo o motor, maior a quantidade de escoamento). A maioria desses gases é removida pelo sistema de ventilação positiva do cárter (PCV). Mas em um motor frio, grande parte da umidade condensa e acaba no óleo. A água reage com o óleo para formar lodo e ácidos, e o resultado é um desgaste acelerado do motor.
A única maneira de se livrar da umidade acumulada, ácidos e lodo é trocar o óleo e o filtro. O filtro remove apenas sólidos em suspensão, como sujeira, carbono e partículas de metal - não umidade, ácidos ou lodo.
Os intervalos de troca de óleo e filtro recomendados pelos fabricantes do veículo variam de acordo com a aplicação do veículo e como o veículo é conduzido. Para o "serviço normal" (que significa principalmente dirigir em rodovias, NÃO dirigir em uma cidade de curta viagem), os intervalos de manutenção agendada para a troca do óleo e do filtro do motor variam de 3.000 a 10.000 km ou mais, dependendo da ano, marca, modelo e motor, com intervalo de tempo de até um ano.
Alguns veículos usam uma luz de lembrete de manutenção em vez de um gráfico de milhas / tempo para recomendar quando uma troca de óleo é necessária. Quando a luz do lembrete acende, é determinada por milhas, horas de uso, temperatura e outras variáveis. O PCM estima a vida útil restante do óleo e acende a luz do lembrete quando estima que uma troca de óleo é devida. Sob circunstâncias ideais, a luz do lembrete pode não acender por até 15.000 km ou mais. Mas esses intervalos de troca de óleo ultra longos assumem que o motor está cheio com um óleo sintético de alta qualidade, não um óleo de motor convencional.
Substitua o filtro de óleo sempre que o óleo for trocado . Alguns fabricantes de veículos dizem que não há problema em substituir o filtro de óleo a cada outra troca de óleo. No entanto, NÃO recomendamos isso por causa da pequena capacidade de muitos filtros de óleo nos motores de modelos finais. Esses pequenos filtros de tamanho pequeno não se sustentam muito.
Intervalos de troca de óleo de serviço regular ou serviço severo?
Se você estudar atentamente as recomendações de manutenção do carro, o tipo de condução a que muitos veículos estão sujeitos é realmente "serviço severo", que geralmente exige trocas de óleo e filtro a cada 4.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Essa é a mesma recomendação que a maioria dos especialistas do mercado de reposição faz. O serviço severo consiste em dirigir em viagens curtas (5 km ou menos, especialmente durante o tempo frio), rebocar um trailer ou dirigir em condições extremamente poeirentas (como estradas rurais).
Se um motor mais recente de baixa quilometragem for acionado principalmente na rodovia, você provavelmente poderá usar intervalos de serviço "normais" mais longos. Mas, à medida que um motor acumula quilômetros, ele passa por uma explosão de combustão além dos anéis, que despeja mais umidade e contaminantes alimentam o cárter. Por esse motivo, os motores com mais de 50.000 km não devem usar intervalos prolongados de troca de óleo, independentemente de como são acionados.
Alguns motores, como o diesel, sofrem mais desgaste do que outros devido à sua taxa de compressão mais alta; portanto, normalmente exigem trocas de óleo e filtro mais frequentes. Para a maioria dos diesel de automóveis e caminhões leves, 3.000 km são uma boa recomendação para todos os tipos de serviço. Os diesel também exigem óleo de motor certificado para uso com diesel (como óleos com classificação de serviço API CK-4 ou CJ-4).
Os motores turboalimentados também exigem trocas de óleo mais frequentes devido às altas temperaturas encontradas nos mancais do turbocompressor. Um turbo pode girar a uma velocidade tremenda (acima de 100.000 rpm em muitos casos). Isso, combinado com o calor dos gases de escape que passam pela carcaça, cria um ambiente que acelera a oxidação do óleo. Quando o motor é desligado, por exemplo, as temperaturas no interior da caixa do mancal do turbocompressor podem subir até o ponto em que "cozinham" o óleo, formando depósitos negros e duros que podem danificar o turbocompressor. Por esse motivo, o intervalo de troca de óleo recomendado para a maioria dos motores turbo é de 5000 km ou seis meses. O óleo do motor também deve ser "aprovado para turbo" para essas aplicações ou um óleo sintético de alta qualidade .
RECOMENDAÇÕES DE ÓLEO DE MOTOR
Que tipo de óleo você deve usar? Atualmente, a maioria dos veículos é preenchida de fábrica com 5W-20 ou 5W-30, porque os óleos de viscosidade mais fina melhoram a partida a frio, a economia de combustível e permitem que o óleo atinja os componentes críticos do dreno de válvula superior nos motores de excêntricos mais rapidamente do que os óleos de viscosidade mais pesados. Alguns motores também especificam óleos ultrafinos 0W-20 ou 0W-40 pelo mesmo motivo. A maioria dos fabricantes de veículos também aprova 10W-30 para dirigir durante o ano todo.
CUIDADO: Use a viscosidade do óleo do motor recomendada pelo fabricante do veículo para o seu motor. Muitos modelos de motores atrasados têm VVT (Variable Valve Timing) e exigem uma viscosidade específica do óleo do motor para funcionar corretamente. Se um óleo de motor de viscosidade mais pesada for usado, isso poderá afetar a operação das fases do came do VVT que alteram o tempo do came, fazendo com que o motor defina um código de falha e acenda a luz Check Engine. Para mais informações sobre viscosidades do óleo.
Igualmente importante: verifique se o óleo do motor atende aos requisitos de desempenho do seu motor. Diferentes fabricantes de veículos têm diferentes padrões de desempenho para óleos de motor. A maioria dos óleos de qualidade tem desempenho adequado na maioria das aplicações. No entanto, existem exceções. A GM diz que os óleos que atendem aos requisitos de Dexos devem ser usados em motores GM de modelos finais. Algumas montadoras européias têm requisitos especiais de óleo para seus motores. Verifique se o óleo usado atende ou excede essas especificações.
Como regra, o óleo de motor sintético geralmente supera os óleos de motor convencionais devido à alta qualidade dos óleos de base no produto. Os produtos sintéticos são mais caros, mas oferecem desempenho superior de temperatura quente e fria em comparação com os óleos de motor convencio Want to add a caption to this image? Click the Settings icon. nais à base de petróleo. Eles são especialmente bons para motores turboalimentados e de alto rendimento. Mudar para um óleo de motor sintético para facilitar a partida em clima frio pode ajudá-lo no inverno do seu carro . Os óleos sintéticos também sofrem menos quebra de viscosidade ao longo do tempo. É por isso que os óleos sintéticos são essenciais para intervalos de manutenção prolongados de 10.000 km ou mais.
Os óleos de motor de alta quilometragem são outra opção para veículos mais antigos, com mais de 100.00 km no odômetro. Esses óleos contêm mais detergentes e condicionadores de vedação para ajudar a manter os motores mais antigos limpos e sem vazamentos.
Trocas regulares de óleo e filtro reduzem o desgaste do motor e prolongam a vida útil do motor.
MANUTENÇÃO DO FILTRO DE ÓLEO
A principal linha de defesa de um motor contra abrasão e o desgaste prematuro que causa é o filtro de óleo . O filtro de óleo remove contaminantes sólidos, como sujeira, carbono e partículas de metal do óleo, antes que possam danificar as superfícies de mancal, munhão e parede do cilindro no motor. Quanto mais sujeira e outros contaminantes o filtro puder reter e reter, melhor.
Nos motores atuais, todo o óleo coletado pela bomba de óleo é encaminhado através do filtro antes de ser direcionado aos rolamentos do eixo de manivela, mancais de came e veio de válvulas. Isso é chamado de filtragem de "fluxo total". Com o tempo, porém, a sujeira acumulada e os detritos presos pelo filtro começam a obstruir o fluxo de óleo. O filtro deve ser trocado antes de atingir esse ponto, porque se a válvula de desvio for forçada a abrir, o óleo não filtrado irá para o motor.
Certifique-se de obter o filtro de óleo correto para o seu motor. Siga a lista de aplicativos no catálogo do fornecedor do filtro de óleo. Não tente combinar filtros apenas por aparências externas. Alguns filtros possuem threads SAE, enquanto outros possuem threads métricos. Muitos motores de came suspensos também exigem um filtro que possua uma válvula "anti-retorno" para impedir que o óleo seja drenado para fora do filtro quando o motor for desligado. Isso permite que a pressão do óleo alcance as peças críticas do motor mais rapidamente quando o motor é reiniciado. Os filtros montados lateralmente no motor geralmente requerem uma válvula anti-retorno.
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